Mercado de Natal de Colmar cancelado em 2020

Pelas ruas das cidades de Colmar e Strasbourg, na região da Alsácia, na França, todos os anos é possível encontrar ecos do Natal que reverberam pelos mercados desde o século XVI. As luzes cintilantes, os bonitos canais da Petite Venise e o frio invernal compõem todo o ideário alimentado pela história dessa nostalgia melancólica e mágica do Natal.

Infelizmente este ano, devido à pandemia Covid-19, não haverá mercado de Natal em Colmar.

Resta-nos a esperança de que para o próximo ano possamos reviver a magia deste cenário e desfrutar daquele que é considerado um dos melhores mercados de Natal do mundo.

As ruas de Colmar serviram de inspiração a muitos cenários de histórias de encantar e passear na cidade é mergulhar num autêntico conto de fadas.

Para visitar Colmar pode voar para Basileia a partir de Lisboa ou, em opção, voar para Estrasburgo.

Basileia, na Suiça, fica a aproximadamente 60 Km e há comboios para Colmar. A viagem de comboio demora cerca de 50 minutos. Poderá também alugar um carro no aeroporto de Basileia.

O Aeroporto de Basilea-Mulhouse-Friburg, inaugurado em 8 de maio de 1946, é um dos mais importantes do país e serve a região de fronteira entre Suíça, França e Alemanha. 

Basileia oferece, através das suas três estações, uma excelente rede para todas as cidades suíças e grandes metrópoles europeias. A estação suíça SFF, a estação francesa SNCF e a estação alemã estão todas localizadas nas imediações do centro da cidade. A estação francesa SNCF está ligada espacialmente à estação Basileia SBB, mas tem o seu próprio hall ancorado com as suas próprias faixas e está separada da estação SBB por uma barreira aduaneira. 

A compra do bilhete de comboio para Colmar poderá ser feita com antecedência neste site. Os bilhetes custam 15,20 euros e tem comboios diretos de hora a hora.

Se a opção for voar até Estasburgo, saiba que a cidade fica a cerca de 1hora de distância de Colmar e também poderá acecer facilmente através de comboio ou com carro alugado. O bilhete de comboio custa 13,60 e pode ser reservado no mesmo site que indiquei em cima.

A arquitetura de Colmar é maravilhosa em qualquer época do ano contudo, na época natalícia a magia redobra. É indescritível a sensação de caminhar por entre as barraquinhas espalhadas pela cidade e sentir os aromas das comidas e bebidas típicas. Impossível ficar indiferente às luzes e decoração que a cada esquina atraem os nossos olhares.

O mercado de Natal de Colmar na verdade são 6 mercados em diferentes pontos do centro histórico. Cada um deles tem características e estilos diferentes. As distâncias são curtas e é possível visitar todos no mesmo dia porém, aconselhamos que permaneçam na cidade mais do que um dia para poder desfrutar de toda a magia.

Mapa com os 6 mercados de Natal de colmar (créditos: adaptado do site oficial)

Em Colmar, caminhe pelos becos iluminados para descobrir as muitas joias arquitetónicas de Colmar e suas casas decoradas durante as festividades. Permaneça na Petite Venise para dar um toque de romance à sua caminhada e depois dirija-se ao Koifhus e à sua bonita praça que acolhe um dos 6 mercados de Natal da cidade dedicados a designers de arte locais e artesanato.

Fça uma pausa gastronómica na Praça da Catedral. Da entrada à sobremesa, uma delícia, para os olhos e a barriga.

Marché de Noël de Colmar

Assista a um dos concertos de Natal nas igrejas incluindo a famosa Igreja Colegial de São Martinho. Feche os olhos e deixe-se encantar com as vozes encantadoras dos coros alsacianos.

Se estiver mais do que um dia em Colmar não deixe de visitar os vários mercados de Natal nessa região nomeadamente o de Ribeauvillé, de Eguisheim ou de Kaysersberg.

A arquitetura de Ribeauvillé oferece um cenário único para uma escapadela medieval durante as festividades. O seu mercado de Natal, aninhado no sopé das torres e muralhas, convida-o a regressar ao passado para experimentar a magia do Natal de outrora. Considere fazer um pequeno desvio para a aldeia de Hunawihr, que fica a poucos quilómetros de distância.

Em Eguisheim, uma das mais belas aldeias da França, as muitas luzes de Natal revelam o esplendor de casas de enxaimel. Sucumba ao charme pitoresco da cidade murada, um cenário encantador adornado com cenários sumptuosos para um Natal memorável.

No coração da cidade de Kaysersberg, passeie pelo mercado de Natal que acolhe muitos artesãos e produtores locais. Objetos de Natal e decorações, brinquedos de madeira ou produtos locais multiplicam-se pelas bancas para seu prazer.

Ficam as dicas. Inspire-se e visite estes magníficos mercados quando houver oportunidade.