Marraquexe
Marraquexe (Marrakech) é a capital do turismo em Marrocos. É uma cidade fascinante e exótica que apesar de receber muitos turistas, nunca perde a sua essência.
Nesta página disponibilizamos para si, um guia de viagem para Marraquexe para que consiga organizar melhor a sua estadia. Este guia de viagem para a cidade mais visitada de Marrocos vai ajudá-lo a conhecer e melhor explorar
Como chegar até Marraquexe
Existem várias companhias a voar para Marraquexe, por exemplo, a TAP ou a Royal Air Maroc que têm uma ligação directa desde Lisboa. O aeroporto internacional Marrakech-Menara encontra-se a uma curta distância do centro da cidade pelo que a mesma é facilmente acessível.
Existem ligações frequentes entre o aeroporto e o centro da cidade. O 19 Express Bus faz a ligação entre o Aeroporto de Marrakech, vários pontos da cidade e os principais hóteis. Funciona das 6h às 23h30 com uma frequência a cada 20 minutos embora aos fins de semana a frequência seja menor. Os bilhetes são vendidos a bordo. Se quiser sair em qualquer local do percurso, basta pedir ao condutor para parar. Não existem paragens fixas.
Pode ainda chegar ao centro da cidade com os autocarros 11, 12, 18, 20 e 33 cuja paragem está a 500 metros dos terminais mas avisamos desde já que encontrar o sítio exato pode ser um desafio. Não recomendamos a menos que procure um pouco de aventura.
O táxi é uma boa forma de chegar à cidade especialmente se é a sua primeira vez no destino. Dependendo do trânsito, a viagem poderá demorar entre 15 a 30 minutos. A tarifa para transferir para o centro da cidade de Marrakech (para cidade antiga ou Gueliz) é MAD 70. Alguns motoristas podem ser reticentes em viajar à taxa de MAD 70, de modo que o custo pode variar entre MAD 150-800 de acordo com suas habilidades de negociação.
A nossa opção foi contratar um transfer do riad pois ficámos instalados na Medina e a acessibilidade afigura-se complicada de outra forma. Lembramos que não entram carros na Medina e por isso o transfer do riad é uma excelente opção pois não só os deizará à porta como ainda carregará as suas malas até lá.
Quando visitar Marraquexe
O clima de Marraquexe é do tipo semi-árido. Os meses de Inverno têm temperaturas amenas e os meses de Verão são muito quentes e secos principalmente em julho e agosto quando os termómetros ultrapassam os 40ºC por isso, a altura ideal para visitar Marraquexe será de março até dezembro.
Onde ficar em Marraquexe
Marraquexe é um destino excepcional em termos de alojamento. A faixa de preços é muito ampla. Os grandes hotéis, pertencentes a cadeias internacionais, estão localizados fora do centro histórico. Se optar por ficar alojado fora da medina e o seu orçamento o permitir, instale-se no luxuoso hotel Les Jardins De La Koutoubia que se encontra a 2 minutos a pé da famosa Praça Jemaa el-Fna ou no Hotel La Mamounia que já albergou personalidades famosas, como Nelson Mandela, o casal Clinton, os Rolling Stones, Charlie Chaplin, George Orwell, Omar Sharif, Charlton Heston, Sean Connery, Catherine Deneuve, Sharon Stone, Sylvester Stallone, Will Smith, Sarah Jessica Parker, Tom Cruise e Nicole Kidman e o casal Reagan. Em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, ficaram aqui alojados os principais dirigentes mundiais da altura: o presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Roosevelt, o general De Gaulle, cuja altura extraordinária obrigou a gerência do hotel a encomendar uma cama especial e o Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill.
Uma vez que queríamos ter uma experiência mais intensa da Cidade Vermelha, a nossa opção foi ficar alojados num riad na medina por forma a desfrutar da cidade com as suas mil e uma vielas, os cheiros característicos e a sua agitação.
Os riads são palacetes tradicionais normalmente sem janelas para o exterior e que estão estruturados em torno de um pátio central interior, por vezes ajardinado e com uma fonte de água. Encontra variadíssimas ofertas de riads a preços distintos.
Ficámos alojados no Riad Dar Akal que fica um pouco afastado da praça Jemaa el-Fna mas revelou ser uma excelente opção. Fica numa zona mais sossegada, um verdadeiro oásis no meio da medina com um serviço fantástico. Recordamos o fabuloso pequeno-almoço que todos os dias nos era servido no terraço. Estivemos no Riad por altura do reveillon e adorámos. O responsável Said foi sempre incansável, foi receber-nos na praça em que o transfer nos deixou, explicou-nos tudo sobre a medina – cuidados a ter, locais a visitar, onde comer etc. Durante toda a estadia mostrou disponibilidade absoluta para responder a todas as nossas questões e foi sempre altamente cordial tal como a restante equipa. O Riad é pequeno mas excelente. Embora tivessemos ficado alojados em regime de alojamento e pequeno-almoço pudemos desfrutar da cozinha oferecida pelo riad preparada sempre com produtos frescos.



O melhor de Marraquexe
Se for a sua primeira vez na cidade, sugerimos que contrate um guia para fazer uma visita guiada à Medina (a zona antiga da cidade que está dentro das muralhas). Estes guias de Marraquexe são baratos e falam espanhol, inglês, francês e alguns também já falam português.
Há muito para ver e visitar em Marraquexe, lugares monumentais construídos pelo homem ou que a natureza plantou nesta cidade de Marrocos. A medina, cercada por muralhas imponentes, permanece autêntica. É aqui que se encontram os principais centros de interesse de Marrakech: os souks, os vários palácios, os tumulos saadianos, etc.
O que não perder:
Madrassa Ben Youssef – Esta faculdade islâmica do século XII em Marraquexe foi mandada construir pelo sultão Ali ibn Yusuf de Marrocos. Hoje é um museu que pode ser visitado. Os interiores são maravilhosos todos decorados e uma arquitectura espantosa.


Mesquita da Koutoubia – Sem dúvida o monumento mais famoso e mais fotografado de Marraquexe. A Mesquita Koutoubia foi construída no século XII e serviu de modelo para a Giralda de Sevilha e da Torre Hassan em Rabat. Se por acaso se perder na labiríntica medina, a mesquita a Koutoubia com o seu minarete, localizada a 200 metros a oeste de Jemaa el-Fnaa, é uma boa orientação. Ao final da tarde instale-se no terraço de um dos cafés da praça Jemaa e deslumbre-se com o magnífico pôr do sol .



Palácio Bahia – Este lindo palácio do século XIX extravagante construído para ser o melhor de Marraquexe. Possui um enorme jardim, um pátio central e várias salas incrivelmente decoradas com trabalhos de artesãos que vieram de propósito da cidade de Fez.

Jardim Majorelle – Este é o único jardim botânico de Marraquexe. Foi projectado pelo artista Jacques Majorelle e pertenceu a Yves Saint-Laurent e Bergé Pierre. Desfrute deste maravilhoso jardim com flores exóticas de vários lugares do mundo.



Túmulos Saadianos – Estes túmulos do século XVI foram mandados construir por Ahmad al-Mansur. Aqui estão os corpos de cerca de 60 membros da Dinastia Saadiana original do vale do Rio Draa mais ao sul do país. Curiosamente os túmulos só foram encontrados em 1917.


Jardim La Menara – Está localizado a 2 km da Praça Jemaa el-Fna e é o local favorito dos locais para uma caminhada de domingo à tarde. Estes jardins foram construídos no século XII, mas a presente construção remonta ao século XVI

Palácio El Badi – Foi construído em finais do século XVI a mando do sultão Ahmed al-Mansour a fim de comemorar a derrota dos portugueses em Wed al Makhazín (a famosa Batalha dos Três Reis). Local muito bonito e cheio de história.

Praça Jemaa el-Fna – Está incluída na lista de Património Mundial da UNESCO. É a parte mais importante da cidade, sendo o centro da vida pública dos habitantes de Marraquexe. Aqui é onde se reúnem comerciantes, músicos, contadores de história, domadores de macacos, encantadores de cobras, malabaristas, acrobatas, dançarinos. Se não quer que lhe cobrem dinheiro afaste-se dos encantadores de serpentes e evite tirar fotos. Coloque a Jemaa el Fna nas actividade a não perder ao fim da tarde e início da noite na cidade.
Bab Agnaou – Quando a antiga cidade de Marraquexe foi fundada sob a dinastia Almohad, foi cercada por muros de proteção com um total de 19 enormes portões nele guardando a entrada na cidade. Bab Agnaou, localizada no canto sudoeste da cidade, é certamente a mais notável de todos.

Excursões a partir de Marraquexe
Marraquexe é uma cidade fascinante e apetece ficar sempre mais tempo. De qualquer maneira, vale a pena conhecer um pouco mais de Marrocos que é um país fantástico. O ideal seria participar num tour ao deserto mas, para aqueles que não têm muitos dias e querem fazer uma viagem de um dia fora de Marraquexe, há várias opções muito interessantes. Deixo aqui algumas sugestões:
Cascatas Ouzoud c/ Passeio Barco – Fuja da agitação de Marraquexe numa excursão de um dia inteiro às pitorescas Cascatas de Ouzoud, localizadas perto da vila de Tanaghmeilt do Grande Atlas, na província de Azilal. Ao longo do caminho, maravilhe-se com as cidades tradicionais e as típicas vilas berberes do Grande Atlas, passando sob a sombra de antigas oliveiras até chegar às quedas d’água. Após um trajeto de aproximadamente 3 horas, chega a Ouzoud. Encante-se com os macacos que vivem no local e dê um mergulho nas águas cristalinas ou faça um passeio de barco no local
Essaouira – A partir de Marraquexe faça uma excursão de 1 dia a Essaouira, na costa do Marrocos. Essaouira, a cidade do vento tem fortes ligações a Portugal (conhecida como Mogador) e faz parte da lista da UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Toda o ambiente em Essaouira é fascinante, com antigas ruas misteriosas e lindas vistas sobre a praia. Ao chegar ao porto da cidade aproveite a oportunidade única de conferir os encantadores marcos de Essaouira, incluindo as suas paredes de cor ocre, a bela praça Moulay El Hassan e os mercados ao ar livre, assim como as pequenas ruelas da antiga Medina.
Ouarzazate e Kasbah Ait Benhaddou – A partir de Marrquexe pode fazer um passeio até Ouarzazate que é a porta de entrada para o deserto. Para chegara a Ouarzazate terá de atravessar as Montanhas do Alto Atlas, onde poderá apreciar as vistas panorâmicas do Tizi-n-Tichka, a 2260 metros de altitude. Nesta excursão aproveite para visitar a Kasbah Aït-Ben-Haddou que é Património Mundial da UNESCO. A sua beleza singular fez com que tivesse sido escolhida como cenário de filmes como “Gladiador” ou “Lawrence da Arábia”, entre muitos outros e a série Game of Thrones.
Moeda oficial de Marrocos
A moeda de Marrocos é o Dirham. 1 Euro equivale mais ou menos a 11 dirhams.
Há imensas caixas multibanco ATM em Marraquexe. Na zona perto da Praça Jemaa el Fna há muitos bancos cada um deles com duas ou três caixas multibanco e encontra lojas de câmbio um pouco por toda a cidade.
Mapa
PARA SABER MAIS SOBRE AS NOSSAS VIAGENS E VER AS FOTOS DESTE E DE OUTROS DESTINOS ACOMPANHE A INSPIRING MUNDI NAS REDES SOCIAIS:



